4 de dezembro de 2005

Eu,"pessoa"


Hoje é dia de domingo frio e chove devagar;
eu, sem ocupação suficiente durante a tarde, fiquei preso ao computador
e viajei por mundos desconhecidos ;
como sempre acontece nestes dias friorentos e chuvosos, fico indeciso entre a nostalgia e a saudade;
todos os sentidos saem de mim e fixam-se num ponto do Índico, num outro tempo, numa outra vida, onde eu existia em função da esperança e da expectativa daquilo que não sou agora. Quando regresso, sinto-me perdido,
demoro a reencontrar-me
- mas basta um sinal (domingos frios e chuvosos... ) e volto a ser homem de outro Oceano, mais perto da serra onde me revejo. Por aqui andou Torga, há memórias.
Lembrei-me de Pessoa, que era Fernando,
do que sou, enquanto "pessoa";
e da Ofélia, que sonhei apaixonada!
Volto à biblioteca do disco rígido e descubro Villaret
entre tangos, valsas, sambas, "reggae", rock...
Regressaram os sentidos!
Fernando Pessoa.... João Villaret...
deleito-me com a " Tabacaria" durante dez minutos
e voo cinquenta e sete segundos nas asas da "Liberdade"!
Ainda é domingo.
Talvez ouça de seguida marimbeiros de Zavala num outro som, em perfeita harmonia.
Bayeeeeeeeeeeeete!!!

3 comentários:

  1. Quer uma tarde de domingo mais bem passada do q com Pessoa e Villaret?
    Você é um sortudo..só com uma dúvida e com boas companhias corre-lhe a vida de feição...

    ResponderEliminar
  2. Nostalgia e saudade, é algo que vai acontecendo com o decorrer e o passar dos anos;esperanlça e expectativa é algo que nunca devemos perder e ter sempre em "mira"; Fernando Pessoa e João Villaret, qualquer um deles nomes importantes,... ler poesia não é do meu "forte" mas gostei da "tabacaria" (ouvir) , agora ouvir declamar até gosto e aprecio seja ao vivo ou em gravação.

    ResponderEliminar
  3. Ouvir e ver chover é lindo...tb tnh saudades de ver nevar e escutar o silencio que isso provoca.
    Digamos que conheço mal Villaret, era menina e moça na época, terei de o descobrir. Mas gosto de "A procissão" tocam os sinos...vai passar a procissão.
    Foi um Domingo bem passado então!

    ResponderEliminar